segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

A vida são dois dias

Lembro-me de ti
Sempre em busca de algo mais 
Teus olhos brilhavam
As tuas ganas sobravam.

Desde que partiste
Tudo foi diferente 
Levaste a tua arte 
Diziam muito ti.

Não sei o que perdeste
Não sei o que ganháste  
Mostra-me o que aprendêste !
Lá por onde andáste.
Lá por onde andáste.

Eu não te disse!
Que a vida são dois dias
Um para despertar 
E o resto para sonhar

Eu não te disse!
Que a vida são dois dias 
Um para nascer
E o resto pra viver.

Agora que já brindamos
Neste porto de abrigo
Enchemos o barco
E navegamos de novo.

Vamos amigo 
em mais uma viagem
Padeço do mesmo 
Sempre falta algo !

Deslumbras tanta virtude
Mas nunca nada está bem
A tua eterna juventude 
Não é qualquer que tem.
Não é qualquer que tem.


Seguimos navegando 
As vezes com tormenta 
Mesmo que o barco deriva
Remamos na mesma.

Sei que vamos encontrar 
Um novo porto de abrigo
Nao sei que vento nos leva 
Algures aum porto seguro.

Navegando sempre em busca
De um novo destino
Entre vários rumos
O vento que decida !
O vento que decida !





quinta-feira, 20 de novembro de 2025

refugiada

Não chores pequenita 
O natal está a chegar
Um avião cruza o céu 
Pro teu país te levar 

Não chores pequenita 
O teu regalo está a chegar
Um barco cruza o mar
Pro teu país vos levar 


Tenta esquecer 
Os maus momentos
Que te fazem sentir infeliz
Abra a caixa dos sonhos
Pensa um desejo 
Escreve sobre o arco Íris 
Quero ser feliz 

Todo o dia o sol raia 
Muitas noites se ouvia O teu chorar 
Tudo o que passou será memória 
Só tu sabes quanto te custou
Muitos sonhos estão num planeta perdido
Mas o teu continua aqui na Terra 🌍 

Tenta esquecer
Os maus momentos
Que te rompem o coração 
Abre a caixa dos sonhos 
Pensa num desejo 
Escreve sobre o arco Íris 
Quero ser feliz

Agora que a guerra acabou
E o teu país está livre
Um avião cruza o céu de novo
De volta ao teu país 

Agora que as bombas pararam
E o povo foi libertado
Um barco cruza o mar de novo
Refugiados voltam a casa

Tenta esquecer 
Tempos de guerra
Que romperam famílias
E o teu país 
Abre a caixa dos sonhos 
Pensa um desejo
Escreve sobre o arco Íris 
Viver é paz




quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Girasol 🌻( Zé L.)

Segue o sol e cresce 
Gira e segue o sol
Cresce e abelha aparece 
Outro dia amanhece 
Nasce e olha o sol a Leste 
Segue o sol até Oeste 
E á noite volta-se para Leste 

Quando amadurece 
Não gira mais para Oeste 
Prevalece virado Leste 
Atrai o sol e o pássaro aparece 
Que se alimenta da semente
E a que sobra germina e mantém a espécie 
Mais um girasol 🌻 nasce e cresce 




quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Tecto do mendigo ( Zeca Afonso)

Num lugar ermo
Só no meu abrigo
Aí terei meu tecto
E meu postigo
De longe em longe
A luz das madrugadas
Duas camisas
Quem nao tem lavadas?

Aí serei meu dono
E companheiro
Dizei amigos
Se nao sou solteiro
E se eu morrer
O tecto que nao caia
Porque um mendigo
Dorme de atalaia

De quando em quando
Chamo o perdigueiro
Dizei amigos
Quem chega primeiro
Aí terei meu poiso
A luz da vela
Aí verei o sol
Duma janela

Tenho uma trompa
Tenho uma cascata
Tenho uma estrela
No bairro da lata
Olha o mar alto
Olha a maresia
Olha a montanha
Vem rompendo o dia


Quase morri do coração (Zé L.)

Sim eu estou apaixonado 
Mesmo louco de amor
Quase morri do coração 
Porque não queres saber de mim

Dou-te um abraço estendo-te a mão
Morro de pensar que virás comigo 
É a ti que eu amo contigo sonhei 
Se não acreditas é altura de tentares 

Os campos quase não florescem 
Os rios quase não correm 
Na minha mente tudo se confunde 
Como uma primavera cinzenta 

Olhos nos olhos sorri pra mim
Deixa o amor correr sobre a tua pele
É a ti que eu amo contigo sonhei 
Se acreditas é altura de tentares 

Canto Moço, (Zeca Afonso )

Somos filhos da madrugada
Pelas praias do mar nós vamos
À procura de quem nos traga
Verde oliva de flor nos ramos
Navegamos de vaga em vaga
Não soubemos de dor nem mágoa
Pelas praia do mar nós vamos
À procura da manhã clara

Lá de cima de uma montanha
Acendemos uma fogueira
Para não se apagar a chama
Que dá vida na noite inteira
Mensageira pomba chamada
Companheira da madrugada
Quando a noite vier que venha
Cá de cima de uma montanha

Onde o vento cortou amarras
Largaremos p'la noite fora
Onde há sempre uma boa estrela
Noite e dia ao romper da aurora
Vira a proa minha galera
Que a vitória já não espera
Fresca, brisa, moira encantada
Vira a proa da minha barca

Dá-me Cá Os Braços Teus. (Vitorino, tradicional )



Se tu és o meu amor
Dá-me cá os braços teus
Se não és o meu amor
Vai-te embora adeus, adeus

Diz oh sol que alumia a gente
Por onde andará o meu bem
Terra estranha nunca foi quente
Quem me dera estar mais além

Mais além mais ao pé do monte
Onde nasce o rosmaninho
Muito padece quem está longe
Já me cansa de estar sozinho

Vendo a força do meu trabalho
Ruim paga me dão aqui
Vou-me embora sempre mais valho
Lá na terra onde nasci

Lá na terra onde nasci
Os campos são de toda a gente
Não há donos nem capatazes
Vou-me embora e vou contente

terça-feira, 19 de agosto de 2025

Deportado (Zé L.)

Fui deportado por um branco loiro de olhos azuis
Assim que me Esquivei por um túnel
E nao pensava ser caçado, antes
Tinha fugido por mar duma terra seca sem futuro 
Entrei a nado e pensava  entrar no paraíso 

Fui recebido a tiro, assim que escapei 
Por um túnel escuro com uma luz ao fundo
Fui ajudado por uns sem abrigo 
Que me ajudaram a escapar
 
O negro só é negro 
Quando trabalha na mansão do milionário 
Fora disso é um homem apenas,
as cores só são uma pintura ,
Tudo branco ou tudo negro 
Não tem sentido nem faz diferença 
Apenas sou um homem em busca do paraíso 
Ou de um lugar melhor para viver, ou sobreviver!

E Não havia volta atrás ,
até que chegou um loiro branco de olhos azuis com cara de poucos amigos, diz querer limpar a cidade e prender e deportar os sem papéis 
Só porque um negro assaltou o seu amigo milionário ,
Mas se um branco assalta um bilionário 
Apenas será julgado .




segunda-feira, 18 de agosto de 2025

GENOCIDE (Zé L.)

Israeli soldiers
enter Gaza 
with war tanks
Destroy the city

Bullets and missiles
murder children
Murder mothers, fathers and brothers 
Israeli soldiers are a criminals

there are only deaths on one side,
and these deaths had nothing to defend themselves with.

people of Israel
you shit on your history

people of Israel
you chit on your religion

people of Israel
You are accomplices

People of Israel
your leaders will be tried
for genocide

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

vida do campo (Zé L.)

"um dia parei numa terra
estava sonhar quando parei 
havia um rio e uma ponte 
e uma aldeia do outro lado"

"minha mãe trabalha os campos
e meu pai trabalha as vinhas
meu irmão leva o gado
dia a dia às colinas "

"e eu no fim da escola
 ajudo a minha mãe 
E á noite enquanto cozinha
eu estudo um pouquinho "

"enquanto meu pai não chega
 meu irmão já volta
já se ouve o gado no caminho
cada um pró seu cantinho"

"e á noite á lareira
todos ceamos á mesa
Temos a mesa cheia
E o calor da lareira "
-------------------------------------------
"e que simples é a vida na montanha 
E que rica é  a vida na aldeia ricos 
trabalhamos pa ter pão na mesa 
e tudo que se come sai da veiga"
---------------------------------------------
"meu irmão já namora
e baila no rancho d'aldeia 
eu toco a a viola 
e meu primo o cavaquinho "

"aprendemos co tio Bilo 
que é o homem dos 7 instrumentos 
ensaiamos á quarta feira
pra festa do são Bento"

Nostalgia é uma poesia
E o futuro uma incógnita
Saúde é uma lotaria
E o presente é para dar a volta

Bailas tu toco eu
No coreto da aldeia
Tio bolo já morreu
E agora somos nós animar a festa

segunda-feira, 4 de novembro de 2024

Planeta escondido (Filipe M.)

Deixei tudo o que queria 
Quando tu não querias ver
Tudo que depois se veria
E voltava a adormecer 

Nem de noite nem de dia
Sabia o que dizer
Se era raiva fúria ou mania 
Se era sexo amor ou prazer 

Vem-te daí , vem-te e ri
Vem-te a ti levanta te e ri

Fundo bem fundo 
No teu oceano
Onde a febre começa 
No meio do baralho 
Estica-se o sonho
E começa o engano
E escorrega a mão para o sítio errado 

Há um barco encalhado 
no teu pensamento 
Daquilo que és por fora
E se vê por dentro 
Um planeta escondido 
De arrependimento 
Fruto proíbido lançado no vento 







sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Blues amargado (Zé L.)

É demasiado tarde querida 
É demasiado tarde pra crer
Pensei nisso enquanto dormia 
E o que é já não o que sentia

É demasiado tarde querida 
É demasiado tarde pra crer
ficarei sem teus beijos  
Mas Outros ganharemos

Blues blues blues amargado 
Blues blues blues amargado 
tenho um Blues amargado
Não quero morrer asfixiado 

Não é que queira ir-me querida 
Não é que queira ir-me 
mas se não me vou
Ambos ficaremos  perdendo

Não consigo mais sonhar querida 
Não consigo mais sonhar 
E se não consigo mais sonhar 
Tenho um sonho antigo 
Por realizar 

Vou conseguir realizá-lo querida
Vou conseguir realizá-lo 
Pensei nisso enquanto dormia
Não quero seguir amargado 
______________________________



quinta-feira, 3 de outubro de 2024

After gold Rush (Neil Y.)

Well I dreamed I saw the knights in armor comin'
Sayin' something about a queen
There were peasants singin' and drummers drummin'
And the archer split the tree
There was a fanfare blowin' to the sun
That was floating on the breeze
Look at Mother Nature on the run
In the 1970s
Look at Mother Nature on the run
In the 1970s
___________________
I was lyin' in a burned out basement
With the full moon in my eyes
I was hopin' for replacement
When the sun burst though the sky
There was a band playin' in my head
And I felt like getting high
I was thinkin' about what a friend had said
I was hopin' it was a lie
Thinkin' about what a friend had said
I was hopin' it was a lie

Well, I dreamed I saw the silver space ships flyin'
In the yellow haze of the sun
There were children cryin' and colors flyin'
All around the chosen ones
All in a dream, all in a dream
The loadin' had begun
Flying Mother Nature's silver seed
To a new home in the sun
Flying Mother Nature's silver seed
To a new home

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Fernando Pessoa

"Não frequento visitas nem participo de sociedades, sejam de salas ou cafés. Engajar-me nelas significaria sacrificar minha integridade interior, ceder a conversas vazias e roubar tempo que deveria ser dedicado aos meus pensamentos, projetos e sonhos — esses, sempre mais grandiosos do que a banalidade alheia."

Fernando Pessoa


domingo, 1 de setembro de 2024

Satisfaction

I can't get no satisfaction
I can't get no satisfaction
'Cause I try and I try and I try and I try
I can't get no, I can't get no

When I'm drivin' in my car
And the man comes on the radio
He's tellin' me more and more
About some useless information
Supposed to drive my imagination

I can't get no, oh no, no, no
Hey, hey, hey, that's what I say
I can't get no satisfaction
I can't get no satisfaction
'Cause I try and I try and I try and I try
I can't get no, I can't get no

When I'm watchin' my TV
And a man comes on and tells me
How white my shirts can be
But he can't be a man 'cause he doesn't smoke The same cigarettes as me

I can't get no, oh no, no, no
Hey, hey, hey, that's what I say
I can't get no satisfaction
I can't get no girl reaction
'Cause I try and I try and I try and I try
I can't get no, I can't get no
When I'm ridin' 'round the world
And I'm doin' this and I'm signing that
And I'm tryin' to make some girl
Who tells me baby better come back, maybe next week
'Cause you see I'm on a losing streak
I can't get no, oh no, no, no
Hey, hey, hey, that's what I say
I can't get no, I can't get no
I can't get no satisfaction, no satisfaction
No satisfaction, no satisfaction
I can't get no

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Liberdade pro rio ave (Zé L.)

Não temos tempo a perder
 Os rios estão a piorar 
Também tens olhos pra ver
Que herança vamos deixar 

Os peixes fogem e morrem
E com grande razão 
Imagina a tua sede
Ser morta com esta poluição 

Liberdade pro rio ave 
Liberdade pro rio ave 
Tenho saudades de um banho 
Num rio puro e frio a correr 

Se em pleno verão 
Desces ao leito do rio
Qualquer criança diria
Este rio está poluído 

Com o lixo da indústria 
Com as água residuais 
Com os tóxicos da agricultura
Com o lixo dos demais 
-------------------------
Ter um rio limpo e puro 
E acreditar num futuro
Ter água limpa e pura
Para regar a cultura 

 Limpos pra nadar e jogar 
 Nos rios no verão 
Passar uma tarde quente
Á sombra da vegetação 



P

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

UM DIA DE SOL (Zé L.)

Um dia de sol
É  dia feliz
Deitar se na erva 
A vê-lo brilhar 

E sentir o corpo 
A flutuar 
Como uma criança brincando 
Ao sol da manhã 

Um dois três 
vamos Brincar outra vez 
Um dois três
Agora é a tua vez

E uma noite de luar
Noite pra relaxar 
Caminhar ao lado do rio
A vê-la brilhar 

Sentir a cabeça 
Ver a realidade 
Saber a verdade 
Por isso melhor é sonhar

quarta-feira, 29 de maio de 2024

Gerês (Zé L.)

Fui um dia ao gerês 
Encontrei-me lá com amigos
Fizemos uma fogueira 
Que durou até ao amanhecer 

Tão calmos e contentes 
Rodeados de amigos
Saboreando os momentos 
Que não são esquecidos 

Ver o sol nascer
Ver o verde brilhante
Subir ao alto da pedra bela
E dali ver o horizonte 


Oh oh Gerês 
Tão Verde e tão calma
Oh oh Gerês
Dentro de mim tudo se acalma
Oh oh Gerês
Andando pelos bosques da montanh
 
Estar mais perto das estrelas 
E  uma lua de lanterna  
Que ilumina os sonhos
Em noites frescas e ternas

avistar uma aguia nas alturas
E ver rebanhos nas fragas fundas
Ouvir os Riachos cantando 
E nos prados ver cavalos pastando





Vilar de mouros (Zé L.)

Fomos  a Vilar de mouros 
Fomos  ver o festival 
Encontramos velhos amigos
Num entorno verde e natural 

Três dias de paz e musica
Liberdade e rock N 'roll 
Desligados do sistema 
A vida é dura mas ali é mole

Vilar de mouros Vilar de mouros 
Tão animada no dia do festival 
Vilar de mouros Vilar de mouros 
E depois Tão calma e tão rural 

Refrescar no río Coura 
Cervejinha no bar central
Passar uma noite louca
Ao som do festival

Ver o sol nascer
Ver a aldeia a despertar 
Subir á serra d'Arga
E ver o azul 
O azul do mar






quarta-feira, 15 de maio de 2024

Tu és o sol num dia cinzento (Zé L.)

Ontem fui á vila pra te ver
mas não te encontrei,
Vi uns amigos e fui de copos,
Eu sei que perdi,
por não estar contigo,
Foi uma pena não te ver 

O dia foi pesado de bar em bar
Até ao anoitecer 
As vezes o dia não sai como um quer
E o destino parece escolher
Se vou estar ou não contigo,
Mas Foi uma pena não te ver

Hoje sinto-me mal a ressacar
Nem sei como explicar,
Só sei que sinto um mal estar
Mas não importa o destino 
Quero é estar contigo,
Quero voltar a ver-te 
Foi uma pena não te ver 



Não importa o destino 
Quero é estar contigo
Não importa a tormenta
Faça chuva vento ou frio
Tu és o Sol num dia cinzento

Quero voltar a ver-te
Que quero voltar a ver-te 




domingo, 21 de janeiro de 2024

Rockin' in the Free World N.Young



There's colors on the street
Red, white and blue
People shufflin' their feet
People sleepin' in their shoes
But there's a warnin' sign on the road ahead
There's a lot of people sayin' we'd be better off dead
Don't feel like Satan, but I am to them
So I try to forget it any way I can

Keep on rockin' in the free world
Keep on rockin' in the free world
Keep on rockin' in the free world
Keep on rockin' in the free world

I see a woman in the night
With a baby in her hand
There's an old street light 
Near a garbage can (near a garbage can)
And now she put the kid away and she's gone to get a hit
She hates her life and what she's done to it
There's one more kid that'll never go to school
Never get to fall in love, never get to be cool

We got a thousand points of light
For the homeless man
We got a kinder, gentler machine gun hand
We got department stores and toilet paper
Got Styrofoam boxes for the ozone layer
Got a man of the people, says keep hope alive
Got fuel to burn, got roads to drive


domingo, 14 de janeiro de 2024

Like a Hurricane. N.Young


Once I thought I saw you in a crowded, hazy bar
Dancing on the light from star to star
Far across a moonbeam, I know that's who you are
I saw your brown eyes turning once to fire

You are like a hurricane
There's calm in your eye
And I'm gettin' blown away
To somewhere safer where the feeling stays
I want to love you, but I'm getting blown away

I am just a dreamer, but you are just a dream
You could have been anyone to me
Before that moment you touched my lips
That perfect feeling when time just slips
Away between us on our foggy trip

You are just a dreamer, and I am just a dream
You could have been anyone to me
Before that moment you touched my lips
That perfect feeling when time just slips
Away between us on our foggy trips


terça-feira, 5 de setembro de 2023

Heart Of Gold

I want to live
I want to give
I've been a miner
For a heart of gold
It's these expressions
I never give
That keep me searching
For a heart of gold
And I'm getting old
Keep me searching
For a heart of gold
And I'm getting old

I've been to Hollywood
I've been to Redwood
I crossed the ocean
For a heart of gold
I've been in my mind
It's such a fine line
That keeps me searching
For a heart of gold
And I'm getting old
Keeps me searching
For a heart of gold
And I'm getting old

Keep me searching
For a heart of gold
You keep me searching
And I'm growing old
Keep me searching
For a heart of gold
I've been a miner
For a heart of gold

domingo, 25 de junho de 2023

ondina (Zé Leites)

Ondina tem sede
Vê o mundo a sorrir
Não tem dor de amor
Nem deveres a cumprir

Princesa do mistério
Furacão de virtude 
Ria-se da vida 
Com fogo de juventude

Ó Ondina ó Ondina
Pobre em vaidade rica em vontade

Ondina tem sede
Dum novo caminho
Sonhar dias inteiros
Mudar o seu destino

Ondina acredita
Na sua virtude
Caminha pela estrada
Com fogo de juventude

fuga ao sistema (Zé Leites.)

Perdeu os amigos
Abandonou a aldeia
Que ele amava
 como ninguém

Seus olhos aventureiros
Descobriram novo mundos
Não foi compreendido
Foi esquecido

 Antes viver sem eira nem beira
Procurar um abrigo
encontrar o meu canto

Procurei-te por todo o lado
Preguntando por ti
Mas nada sabiam  
sobre um pássaro solitário

Continuas a navegar
Fugindo de armadilhas
Que o sistema monta
Pra nos cativar 

Continuas a navegar 
Em busca dum porto de seguro 
As vezes sol a queimar
E o vento a levar

As vezes tempestade
As vezes um mar sereno
é dura a  travessia 
Para chegar a bom porto

Minho verde

Minho verde Minho verde
Minho verde verde vinho 
Se acompanhas comigo
Há sempre mais um copinho

Vou ao tasco do Manel
Á beira do rio
Bebo branco ou tinto do barril 
Bebo bom vinho

Bacalhau na brasa 
E sardinha assada
Batata cozida
Cebolinha picada

Quem não te conhecer ó Minho verde
Não sabe quem tu és
Depois de te conhecer
Não tiram daqui os pés

Eles querem fechar
O teu tasquinho
Querem partir
O teu copinho

Dizem que é a CEE, UE
Que está a comandar 
Mandam cortar a videira
Para o deles aqui entrar

Que é feito da tua terra
Do centeio e do milho
Não te querem a cultivar
Querem que tu vás comprar

Onde está nossa cultura
Onde está nossa raíz
Onde estão nossos poetas
E o orgulho dum país

Tão pequeno e tão belo
Chamado Portugal
Ó Portugal formoso
Como tu não há igual

segunda-feira, 19 de junho de 2023

Há algo errado (Zé L.)

Tenho 25 trabalho desde os 15
Deixei os estudos e fui pra têxtil
Fecharam se as portas 
Mandas me embora
Fui educado para ser operario 
Há algo errado, há algo errado

Não não não, 
não suporto esta dor 
Não não não,
 estou cheio de rancor 
Não não não, 
não sei que fazer
Não não não, 
Tenho a casa arder
Oh nãoooooo !


Nuvens negras encobrem o ceu
Ainda ontem ria como um puto
Faz-se tarde não tenho que comer
Procuro trabalho sou um rato a roer
Há algo errado, há algo errado 

Não não 
Nasci para ser operário 
não não não 
pra ser robotizado 
Não não não 
Tiras me como lixo
Mas ajudei te a seres rico
Ou não!

Às vezes um pensa que vai perder 
Às vezes um  pensa não sabe o que fazer
Mas um rato  sabe onde roer 
Na sua luta pra sobreviver
Há algo errado, há algo errado 

Não não 
Nasci para ser operário 
Mas não não pra ser robotizado 
Não não não 
Tiras me como lixo
Mas ajudei te a seres  rico 
Ou não!

Parece que agora sou um inútil
Comigo ganhaste a trabalhar 
me mudaste por um robot útil 
Cuidado no subsolo está o rato a minar
Há algo errado, há algo errado 

Não não não 
Já não sou rentável 
Não não não 
o governo que pague 
Não não não 
sabes o que fazes
O robô factura então que pague 




segunda-feira, 22 de maio de 2023

Rainha d'areia (Zé L.)

Desperta miúda
Vem bailar pra rua
A lua a vai nua
E a noite é tua

Tomas o sol, que te aquece
Deitada na areia, pensando no amor
Que numa noite deste 
De lua cheia 

Menina da praia
Com uma história tão nova
Teus olhos a brilhar
Faz-me girar

Teus olhos são, como o sol a brilhar
Teus abraços são, como as ondas do mar
Juntos enrolamos 
Como a areia no mar

Rainha d'areia, 
Com corpo de sereia
Tua pele queimada
Me incendeia 




domingo, 19 de março de 2023

Sem ofensa ( Filipe M. versão e arranjos de Zé L.)

Drogam-te
Com rádio TV e jornais
smartphone com internet 
E bulos nas redes sociais 

E julgaste um herói
Culto e informado
livre e com classe 
Mas nada indignado 

Porque alteram te o cérebro
Influeciam-te nas respostas
Levam te ao rubro
Com as tuas histórias 

Alteram te o sentido
Sabem quase tudo de ti 
Vigiam-te sem seres vigiado
E ainda pagas por estar conectado 

Mas contínuas a ser transformado
Tanto quanto sei um herói sem classe
Mas contínuas a ser alterada
Tanto quanto sei heroína sem classe

Hey Tu que sabes de todo o tema 
Baseias-te em títulos de jornais 
Contribuinte do sistema
Não te querem mudar jamais

Nadas bem á superfície
Mas no fundo não vês nada
Nao és hipócrita nem perfeito
Sabem bem o teu defeito 

Te querem muito, nesse estado 
Passando de tudo
Insensível Olhas pro lado 
Artista em festejar de tudo

Mas contínuas a ser transformado
Tanto quanto sei um herói sem classe kkkk
Mas contínuas a ser alterada
Tanto quanto sei heroína sem classe

Quando chegar a tua hora
A hora de partires 
Bem ou mal te irão recordar
ou nada a acrescentar 

E depois do adeus
Não  importas,  só a Deus 
Serás obra que ficou , suponho 
Deixarás algo aos teus !
                    
Desculpa pá, Sem ofensa pá 
Para seres forte temido lembrado 
Tens de saber e pensar 
Separares o bem do mal
Seres aquele tipo o tal
Seres uma pessoa genial
E alvez serás imortal

Ou contínuas a ser transformado
Tanto quanto sei um herói sem classe
Mas contínuas a ser alterada
Tanto quanto sei heroína sem classe

sexta-feira, 17 de março de 2023

lua cheia ( harvest moon) Neil young

Acérca-te um pouquinho mais
Escuta o que tenho a dizer
Igual às crianças dormindo
Vamos sonhar esta noite

Porque há uma lua cheia saindo
vamos bailar ao luar
Sabemos onde a música Sona
Saiamos a sentir a noite

Porque sigo enamorado de ti
Quero ver-te bailar de novo 
Porque estou enamorado de ti
Nesta lua cheia

Quando éramos estranhos 
Observava-te desde longe
Quando éramos amantes
Amávamos de coração 

Mas agora faz-se tarde
E a lua brilha bem alto
 Vamos lá celebrar 
Vejo o luar nos teus olhos

Porque sigo enamorado de ti
Quero ver-te bailar de novo 
Porque estou enamorado de ti
Nesta lua cheia

O imortal blues (Zé L.)

Cánta-me um blues 
Ou uma cena rock
Algo que ofenda ou algo que toque
Solta a guitarra
Solta um solo sem fim
Que rasgue o peito que entre em mim

Ao som do imortal rock
Ao som do imortal blues 

Cánta-me um blues 
ou uma cena rock
Algo que ofenda ou algo que toque
Solta os membros 
E solta o corpo 
sacode o medo ao ritmo do rock 

Cánta-me um blues 
ou uma cena rock
Algo que ofenda ou algo que toque
Liberta a alma
Enfrenta o mal
Deixa-te levar  ao ritmo do Blues 

Cánta-me um blues 
ou uma cena rock
Algo que ofenda ou algo que toque
Dou-te o meu ombro
E tu dás-me o abraço 
Deixa o amor correr, apaguem a luz!

Louco por ti (Zé L.)

A vida sem ti não tem sentido
A vida sem vinho não corre bem
Ando muito acelerado
Ando muito ansioso
E não consigo controlar-me 

O sol nasce e logo cai
As horas passam e não te encontro 
Não sei o que está pra vir
Não deixo de pensar em ti
E não consigo controlar-me 


Sou tão louco por ti Sou tão louco sem ti
Sou tão louco por ti Sou tão louco sem ti

Só tenho forças para ti
Pareces um copo sem fundo
Fazes-te cara e pões-me tão louco
Se não apareces é o fim do mundo
E não consigo controlar-me 

Hoje quando despertei pela manhã
Vi o sol por entre as nuvens
Por momentos vim-me a mim
Por momentos passei sem ti
Mas não consigo controlar-me 


domingo, 12 de março de 2023

Maria da natureza (Zé L.)

Maria da natureza é uma beleza
Quando o sol raia e a brisa sopra a saia 
Maria da natureza é uma beleza 

Solta uma tormenta solta um vendaval
Uma chuva intensa destrói o quintal
E Maria da natureza...Segue igual 

Cuidado com cuidado com 
Maria da natureza
Cuidado com cuidado com 
Maria da natureza

Não cobra em dinheiro  Nem faz cair o céu
Abre uma cratera E faz tremer o chão
Maria da natureza  tem pena não 

Um dia lindo ,Um passeio ao domingo 
Da montanha á  praia, descemos o rio
Maria da natureza baila comigo

De repente chega o vento e a fúria do.mar
de repente uma onda virá o barco sem contar
E Maria da natureza segue a bailar

sexta-feira, 10 de março de 2023

Direito a sonhar (Zé L.)

O sol nasce 
A caminho de Santiago 
Saí em busca de mim mesmo
de madrugada

Já não há ganas
Já não há rebeldia 
Há algo parecido
A uma monotonia
               X
Diz-me que vens 
ou diz-me que há mais 
Viver um  sonho
Uma vez mais

Com ou sem projetos 
Juntamos a banda
Tocaremos juntos
E bebemos una copos

Diz-me que vens ou diz-me que vais
Voltar a sonhar uma vez mais 
Não pares e sonha nao desistas mais
Temos direito a sonhar
Não há razão para deixar de sonhar 

Os velhos tempos
Já não são o que eram
Velhos são os trapos 
Remendados podem ser o que foram 

Não te queimes 
Nao te apagues 
Viver um sonho juntos 
Até que a morte os separe 
                   
Mantenho o estilo
Enquanto passam as tendências
Mantenho-me vivo
Graças a um sonho antigo 

Onde estás?
Dá sinais de vida
A primavera 🌼 quando chega
É o explendor da vida


quarta-feira, 8 de março de 2023

bar man

Encontrei te na rua
Á procura de abrigo
Perdido no tempo
Já bem bebido, já bem bebido
Vejo Luz ao longe
Luz da core do sol ao pôr 
Esta noite não se vai acabar 
porque o bar não vai fechar


Hey hey barman
Volta a encher o copo 
Porque o dia não acabou
E o bar não fechou,
Não não não e o bar não fechou

Descemos a rua
Sempre a divagar 
Com os olhos brilhando 
Ái á luz do luar, aí á luz do luar 
Esta noite não se vai acabar
Porque o bar não vai fechar, 
Porque o bar não vai fechar 

 

sábado, 4 de março de 2023

Berços de lata (Zé L.)

Vivem em bairros de lata
Onde na lama brincam
Crianças que a fome desperta
Dia a dia se animam

Mesmo ao lado fica um Shopping
E uma rua de doutorados
nunca dormiram numa barraca
Se não ficavam gripados 


Nascem em berços de lata 
Numa brecha da cidade
Donde o frio é  quem penetra
E o sol é felicidade

No contentor do lixo esgravata
Almofada no degrau da loja
É só mais uma noite que passa
Á espera que o sol nasça

 Mesmo ao lado o concelho
Cheio de funcionários 
De manhã entram pró quentinho 
 E ao sair olham pro lado 


Não há direito não há quem veja
Parecem factos sem importância
Tanta taxa tanta taxinha
E tanta desgraça!


domingo, 27 de novembro de 2022

O que faz falta

Quando a corja topa da janela
O que faz falta
Quando o pão que comes sabe a merda
O que faz falta

O que faz falta é avisar a malta
O que faz falta
O que faz falta é avisar a malta
O que faz falta

Quando nunca a noite foi dormida
O que faz falta
Quando a raiva nunca foi vencida
O que faz falta

O que faz falta é animar a malta
O que faz falta
O que faz falta é acordar a malta
O que faz falta

Quando nunca a infância teve infância
O que faz falta
Quando sabes que vai haver dança
O que faz falta

O que faz falta é animar a malta
O que faz falta
O que faz falta é empurrar a malta
O que faz falta

Quando um cão te morde a canela
O que faz falta
Quando a esquina há sempre uma cabeça
O que faz falta

O que faz falta é animar a malta
O que faz falta
O que faz falta é empurrar a malta
O que faz falta

Quando um homem dorme na valeta
O que faz falta
Quando dizem que isto é tudo treta
O que faz falta

O que faz falta é agitar a malta
O que faz falta
O que faz falta é libertar a malta
O que faz falta

Se o patrão não vai com duas loas
O que faz falta
Se o fascista conspira na sombra
O que faz falta

O que faz falta é avisar a malta
O que faz falta
O que faz falta é dar poder a malta
O que faz falta

O cavaleiro e o anjo

Passos da noite
Ao romper do dia
Quantos se ouviram
Marchando a par
Batem à porta
Da hospedaria
Se for o vento
Manda-o entrar

Vejo uma espada
De sombra esguia
Se for o vento
Que venha só
Quem está lá fora
Traz companhia
Botas cardadas
Levantam pó

Venho de longe
Sem luz nem guia
Sou estrangeiro
Não sou ninguém
Na flor queimada
Na cinza fria
Nunca se passa
Uma noite bem

Foge estrangeiro
Da morte escura
Pega nas armas
Vem batalhar
E enquanto a lua
Não se habitua
Dorme ao relento
Até eu voltar

Há muito tempo
Que te não via
(Um anjo negro
Me vem tentar)
Batem a porta
Da hospedaria
É aqui mesmo
Que eu vou ficar

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Trás outro amigo também

Amigo
Maior que o pensamento
Por essa estrada amigo vem
Não percas tempo que o vento
É meu amigo também

Em terras
Em todas as fronteiras
Seja benvindo quem vier por bem
Se alguém houver que não queira
Trá-lo contigo também

Aqueles
Aqueles que ficaram
(Em toda a parte todo o mundo tem)
Em sonhos me visitaram
Traz outro amigo também


domingo, 20 de novembro de 2022

Fui á beira do mar

Fui à beira do mar
Ver a que lá havia
Ouvi uma voz cantar
Que ao lange me dizia

Ó cantador alegre
Que é da tua alegria
Tens tanto para andar
E a noite está tão fria

Desde então a lavrar
No meu peito a Alegria
Ouço alguém a bradar
Aproveita que é dia

Sentei-me a descansar
Enquanto amanhecia
Entre o céu e o mar
Uma proa rompia

Desde então a bater
No meu peito em segredo
Sinto uma voz dizer
Teima, teima sem medo

As Sete mulheres do Minho

As sete mulheres do Minho
mulheres de grande valor
Armadas de fuso e roca
correram com o regedor

Essa mulher lá do Minho
que da foice fez espada
há-de ter na lusa história
uma página doirada

Viva a Maria da Fonte
com as pistolas na mão
para matar os Cabrais
que são falsos à nação

Canto moço, Somos filhos da madrugada

Somos filhos da madrugada
Pelas praias do mar nos vamos
À procura de quem nos traga
Verde oliva de flor no ramo
Navegamos de vaga em vaga
Não soubemos de dor nem mágoa
Pelas praias do mar nos vamos
À procura de manhã clara

Lá do cimo de uma montanha
Acendemos uma fogueira
Para não se apagar a chama
Que dá vida na noite inteira
Mensageira pomba chamada
Mensageira da madrugada
Quando a noite vier que venha
Lá do cimo de uma montanha

Onde o vento cortou amarras
Largaremos p’la noite fora
Onde há sempre uma boa estrela
Noite e dia ao romper da aurora
Vira a proa minha galera
Que a vitória já não espera
Fresca, brisa, moira encantada
Vira a proa da minha barca.

Vampiros



No céu cinzento
Sob o astro mudo
Batendo as asas
Pela noite calada
Vêm em bandos
Com pés veludo
Chupar o sangue
Fresco da manada

Se alguém se engana
Com seu ar sisudo
E lhes franqueia
As portas à chegada
Eles comem tudo
Eles comem tudo
Eles comem tudo
E não deixam nada

A toda a parte
Chegam os vampiros
Poisam nos prédios
Poisam nas calçadas
Trazem no ventre
Despojos antigos
Mas nada os prende
Às vidas acabadas

São os mordomos
Do universo todo
Senhores à força
Mandadores sem lei
Enchem as tulhas
Bebem vinho novo
Dançam a ronda
No pinhal do rei

Eles comem tudo
Eles comem tudo
Eles comem tudo
E não deixam nada

No chão do medo
Tombam os vencidos
Ouvem-se os gritos
Na noite abafada
Jazem nos fossos
Vítimas dum credo
E não se esgota
O sangue da manada

Se alguém se engana
Com seu ar sisudo
E lhe franqueia
As portas à chegada
Eles comem tudo
Eles comem tudo
Eles comem tudo
E não deixam nada

segunda-feira, 7 de novembro de 2022

My my, hey hey

My my, hey hey
Rock and roll is here to stay
It's better to burn out
Than to fade away
My my, hey hey

Out of the blue and into the black
They give you this but you pay for that
And once you're gone 
you can never come back
When you're out of the blue
and into the black

The king is gone 
but he's not forgotten
This is the story of a Johnny Rotten
It's better to burn out  than it is to rust
The king is gone but he's not forgotten

Hey hey, my my 
Rock and roll can never die
There's more to the picture
Than meets the eye
Hey hey, my my

Got a Black Magic Woman.

Got a Black Magic Woman.
Got a Black Magic Woman.
I got a Black Magic Woman,
She´s got me so blind I can´t see;
But she´s a Black Magic Woman and
she´s trying to make a devil out of me.

Don´t turn your back on me, baby.
Don´t turn your back on me, baby.
Yes, don´t turn your back on me, baby,
Don´t mess around with your tricks;
Don´t turn your back on me, baby,
´cause you might just wake up my magic sticks.

You got your spell on me, baby.
You got your spell on me, baby.
Yes, you got your spell on me, baby,
Turnin´ my heart into stone;
I need you so bad,
Magic Woman I can´t leave you alone.

quinta-feira, 10 de junho de 2021

vens da praia (Zé L.)

pela noite dentro
flutuas no meu sonho
pela estrada fora 
embebedasme o pensamento
em todo o caminho 
vens ao meu encontro
vens de Viana vens de caminha
vens da praia

Com olhar cintilante e o corpo bailando deslizas pela praia levada pelo vento 
pela areia deserta vens ao meu encontro
 Vens de Viana vens de caminha
vens da praia. 

Com o corpo bailando
E as pernas sambando 
Deslizas pela pista 
Ao som do samba
E tua mirada
Vem ao meu encontro 
Vens de Viana vens do Brasil
Vens da Praia 

Apareces de noite 
com a lua a nascer 
Morena do sol no bar Prazer
morena morena mereces me a pena
se não vens comigo eu morro de pena 

Morena morena mereces me a pena
Se não vens pra mim eu morro de pena
Se não vens comigo 
esta noite eu morro de pena
Morena morena mereces me a pena
Se não vens pra mim eu morro de pena 

domingo, 21 de julho de 2019

não deixes ficar a aldeia

Não deixes ficar aldeia
Tão triste e abandonada
Sabes que o rio passa nela
Numa água esverdeada

Nessas tardes de Verão
E uma briza tão suave
Com a minha velha cana
Descia as margens do ave

Tenho saudades
Desses caminhos
Que nos levavam
Aos velhos moinhos

Pelo caminho do moinho
Verdes campos de milho e vinho
O moleiro já partiu
E o moinho já ruiu

O rio corre na levada
Mil histórias pra contar
Ja não toca o moinho
Porque a azenha já ruiu

terça-feira, 9 de abril de 2019

Abril (Zé L.)

Abril tem vinte anos
Filho de exemigrante
Que regressa a casa
À mãe minhota 
Longe da terra natal

Abril tem mas não sente
Liberdade herdada
Tudo foi dado, tudo foi facil
conquistado pelos seus pais

Vai abril, vai abril
Vai abril não esqueças
A tua Terra  natal

Abril sonhou um dia
Que vivia num lindo país
Vivia da terra
Do mar e da serra
E ao sol dançava na rua

Abril voltou um dia
À terra dos seus avós
Longe da cidade
Não sentiu saudade
Sentiu fraternidade

Juntos herdámos Este belo país 
Juntos cultivamos este belo jardim 
Plantado, plantado, plantado
Á beira  mar

Abril tem o encanto
 Porque vive sem ditadura 
Consulta a história consulta a memória 
E  livre e continua a luta 

Vai abril vem abril
Vai abril na esqueças 
A luta continua 

Vem abril vem abril 
Vem abril não esqueças
A luta continua 

Juntos herdámos esta bela natureza
Juntos herdámos esta grande beleza
Quanto tempo, quanto tempo mais
Quanto tempo
Haverá que lutar!
Para ter paz 


sexta-feira, 5 de abril de 2019

Olá velho amigo (Zé L.)

Olá meu velho amigo
É bom ver-te de novo
Recordando os velhos tempos
Os tempos de novo

Recordando tantas noites 
Passadas ao relento 
As brasas duma fogueira 
Que aquecia a noite inteira 

Recordo a banda na garagem
As primeiras criações 
Estrelas de passagem
Levaram as nossas canções 

Recordo a tua guitarra
Um solo sem fim
Tocavas com garra
Nas tardes de sábado sem fim

Éramos jovens e fortes
Cheios de imaginação 
Tantas vezes contra o vento
Mas foram fertéis esses tempos  

Havia tanto para dar ali
E Até Parece que me perdí
E Agora mais maduro
Aproveito o tiro do vento


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

VOA ANDORINHA

A minha dor
É como um rio que passa
Contrário aos outros
Como nas montanhas da lua
Cuando ela brilha
No meu Rio reflectem
Contrárias coisas
Que de prata se vestem
Com sombras da noite
Que espelham no rio
Oh lua que brilhas
E que me acompanhas
Ao longo do rio

Voa andorinha
Que levas no teu ser
Lembranças boas
De amor e prazer
Leva contigo
As dores da vida
Levame os prantos
Se não vou me afogar
Nas minhas lágrimas
Que correm pró  mar
Oh lua que brilhas
E que me acompanhas
Ao longo do rio